
Social Messaging
Atualmente dois bilhões de pessoas se comunicam ativamente sem a intermediação de uma empresa de telefonia. Elas buscam informações, se posicionam e demonstram atitudes diante dos fatos e das mensagens que recebem. Isso aumenta o potencial de emissão de opiniões sobre marcas, ideias e conceitos no ambiente digital. É um processo análogo à conhecida propaganda “boca a boca”, só que desta vez em plataformas como Whatsapp e Facebook Messenger e não necessariamente por meio de comunicação verbal.
Bots nas mensagens
O bot é uma mensagem com respostas automáticas na seção “Fale Conosco” das páginas das empresas. E ocorre de duas formas: com programas que reconhecem perguntas e respondem ao consumidor imediatamente, sem a interferência humana; ou com respostas semi elaboradas de perguntas corriqueiras e triviais. O investimento de implantação é baixo, gera receita e tem um retorno vantajoso.
Maior uso das plataformas de vídeos
80% do tráfego de dados na internet é formado por vídeos, pois eles são mais pesados do que outras formas de mídia. Com o avanço das redes de transmissão destes recursos, como o Instagram Stories, a produção vai aumentar, mesmo que com menor qualidade. Essa é uma ótima oportunidade para uma marca espalhar seu conteúdo por meio de um influenciador – a tendência é as pessoas assistirem, já que é de uma amigo ou de alguma personalidade com autoridade e notoriedade sobre o mercado no qual a marca está inserida.
Mobile Advertising
Outra estratégia com grande possibilidade de ser adotada pelas empresas neste ano, seguindo a tendência já em curso de aumento da quantidade de propaganda direcionada aos smartphones. A principal plataforma de veiculação é o Facebook, cujo conteúdo é mais visto nos dispositivos móveis. Além disso, a rede social de Mark Zuckerberg oferece um conjunto de alternativas para as empresas espalharem sua mensagem, entre elas a geolocalização, que direciona o conteúdo de acordo com o local onde o usuário está.
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