Black Friday está chegando. Entenda porque deve investir nas redes sociais

Ter a sua marca presente nas redes sociais já não é mais uma questão de escolha. Essas plataformas fazem parte do dia a dia e da intimidade das pessoas. Usamos as redes sociais para falar com amigos, ler notícias, desabafar, expor opiniões, como ferramenta de trabalho, entre outras coisas. Hoje em dia é nesse ambiente online que vemos e somos vistos.

Dentre as grandes vantagens das redes sociais, uma das principais é tornar a comunicação entre empresas e pessoas mais democrática. São a elas que recorremos quando queremos fazer críticas, elogios ou obter informações sobre marcas de nosso interesse, estando essas marcas online ou não. Por isso, se a sua marca não estiver presente, você corre o risco de perder espaço para a concorrência, além de não aproveitar a oportunidade de interagir com milhares de clientes em potencial.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com seis motivos para você, que ainda não possui uma presença significativa nas redes sociais, começar hoje mesmo a elaborar um plano de comunicação nessas plataformas.

Black Friday estratégia

1 A vida das pessoas está nas redes sociais

e, assim, estabelecer uma conversa mais verdadeira com eles. Conseguir fazer parte das conversas espontâneas das pessoas é um dos maiores trunfos de uma marca.

2 Relação custo-benefício atraente

Você não precisa investir grandes fortunas para fazer um bom trabalho nas redes sociais. Primeiro porque abrir um perfil para a sua marca nas plataformas é gratuito e você escolhe o quanto deseja pagar para fazer anúncios segmentados. O mais importante é investir em capacitação; se você trabalha sozinho, leia, estude, faça cursos para promover a melhor experiência possível para seus clientes – ou então busque uma equipe capacitada com experiência em redes sociais.

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3 Possibilidade de analisar a concorrência de perto

Se você está nas redes sociais seus principais concorrentes também estão. Aprenda com os acertos e erros deles. Observe que tipo de conteúdo tem dado certo e o que não gera interação. Inspire-se nesses exemplos para criar conteúdo cada vez mais engajador para o seu público.

4 Intimidade com seu público

Hoje em dia não interessa mais somente estar no imaginário cultural das pessoas. É uma via de mão dupla: consumidores querem conversar com marcas e obter respostas. Use e abuse dessa oportunidade: responda dúvidas, agradeça elogios e pergunte o que eles desejam. Redes sociais são a ferramenta ideal para moldar uma marca de acordo com os interesses do seu público.

5 Feedback imediato das ações

Por meio das redes sociais é possível medir a repercussão das suas ações quase que imediatamente. Tudo é muito rápido e acontece em tempo real. Você descobre se uma ação teve a eficácia desejada ou não em questão de minutos. Por isso, esse ambiente é o ideal para testar diferentes abordagens e ver quais são as melhores.

6 Divulgação espontânea

Quando você posta conteúdo de valor, que seja interessante para seu público e não apenas uma tentativa de vender produtos, é muito provável que as pessoas sintam vontade de compartilhar sua publicação. Isso gerará uma divulgação espontânea da sua marca e trará novos seguidores à sua página.

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