A clínica odontológica que não marca presença online perde espaço para a concorrência, mas vale ressaltar que tal presença deve ser realizada de forma profissional. Utilizando as ferramentas de marketing digital, a clínica fortalece o posicionamento no mercado, ganha visibilidade e amplia as chances de obter mais rentabilidade. Veja algumas ações de marketing odontológico no ambiente virtual.

Site otimizado: marca a presença na web

A nova geração de consumidores pesquisa tudo na internet. Portanto, a clínica odontológica precisa ter uma página na web. Mas não se trata de qualquer tipo de site. O site da clínica tem que ser otimizado para os motores dos sites de busca, como o do Google. A aplicação de técnicas de SEO à plataforma do site proporciona mais visibilidade na lista de resultados dos buscadores.

Além disso, com links patrocinados é possível colocar o site na primeira página do Google. Esse destaque amplia o número de visitantes ao site da clínica. Ao chegar à página, é fundamental que o visitante encontre um site perfeito, intuitivo, com qualidade de conteúdo informativo e visualmente atraente.

Blog: um excelente marketing de conteúdo para clínicas odontológicas

O Blog é o canal perfeito para o marketing de conteúdo. Neste espaço, a clínica odontológica poderá publicar matérias que chamam a atenção do público. Podem ser textos informativos que orientem as pessoas sobre tratamentos dentários, estéticos e saúde bucal. Para funcionar, o blog deve estar atrelado ao site e às redes sociais da clínica odontológica.

Cada texto publicado no blog será referenciado em redes sociais e exibido aos seguidores do blog. Oferecendo conteúdo relevante, a clínica odontológica cria vínculos com o público, e o mais importante: vínculos baseados em credibilidade. Assim, a clínica marca presença na mente de clientes em potencial, além de fidelizar aqueles que já conquistou.

Redes sociais: relacionamento com público desejado

A estratégia de marketing de conteúdo vale para as redes sociais também. São canais que, quando utilizados com profissionalismo, podem ampliar a carteira de clientes da clínica. Criatividade, conteúdo relevante, fotos, ilustrações e vídeos são essenciais para conquistar audiência.

O público tem que perceber que precisa acompanhar as páginas da clínica no Facebook, (confira a página da Vasconcelos Odontologia) Instagram, Twitter, YouTube, entre outras mídias sociais. Assim, tornam-se seguidores ativos, engajados, que interagem com a empresa, compartilham conteúdos e deixam comentários positivos. Tudo isso pode influenciar a rede de contatos dos seguidores da página fazendo com que a clínica odontológica ganhe mais visibilidade no mercado.

Publicidade online: ações de remarketing

Um recurso muito interessante para ações de marketing digital é a publicidade online. O Google Adwords é uma ferramenta que proporciona a criação de anúncios (links patrocinados) que otimizam o site da clínica odontológica para os buscadores, além de possibilitar o remarketing. Você já percebeu que após acessar um site ele aparece outras vezes em suas redes sociais ou em outras páginas onde você navega?

Isto acontece quando a empresa utiliza o AdWords para criar anúncios, usando uma técnica para registrar a presença de todos os visitantes do site. Assim, quando a pessoa navega em outros sites e redes sociais, o AdWords exibe a sua propaganda, isto é remarketing.

A empresa, produtos e serviços são exibidos ao público que já manifestou algum interesse ao acessar o site da clínica. É uma maneira de marcar presença online e ser considerada quando o consumidor iniciar a jornada de compras.

O sucesso do marketing digital depende de elementos básicos de administração como: planejamento, organização, direção e controle. Um trabalho amador não surtirá o efeito desejado. Uma agência de marketing digital desenvolverá a estratégia adequada para criar oportunidades rentáveis ao negócio. O marketing para clínicas odontológicas deve ser feito por quem possui qualificação e experiência.