Como faço para colocar minha empresa nas redes sociais?

Para se manter relevante é necessário aparecer. E, atualmente, um dos principais locais em que isso pode ser feito são nas redes sociais. É por isso que páginas de empresas nascem a cada dia no Facebook, Instagram e companhia, fazendo com que negócios das mais variadas áreas lutem para garantir um lugar ao sol – ou nos murais – dos internautas. Ocorre que, diante dessa massa de informações, o desafio atual deixou de ser construir uma página. É preciso ir além e fazê-la crescer. Mas quem trabalha com isso garante: não existe fórmula mágica para conquistar e engajar um número alto de seguidores. O ideal é sair do lugar comum para obter excelentes resultados.

marcar presença nas redes sociais

É fundamental para as empresas de qualquer segmento marcar presença nas redes sociais. Só que, antes de tudo, é preciso fazer um planejamento cuidadoso e ter consciência de onde se quer chegar.

Para começo de conversa, é preciso pensar em quais mídias investir de acordo com a área de atuação, já que apenas uma delas é obrigatória para todos: o Facebook. Com uma média de oito em cada dez brasileiros conectados à mídia social mais famosa do mundo, segundo relatório elaborado pela consultoria E-Marketer, não há como discordar que o site criado por Mark Zuckerberg é onde se deve apostar na hora de criar uma fanpage empresarial. Nem todas as fichas, entretanto, devem ser depositadas em um único ambiente.

O empreendedor deve ter em mente quem é seu público-alvo e onde ele está conectado. Se o negócio em que você atua é focado na venda exclusiva de produtos ou serviços para outras empresas, talvez seja melhor voltar as atenções para uma rede social como o LinkedIn.

Basicamente, quem está começando a se aventurar no “social media marketing” deve respeitar as características da própria empresa para se conectar ao lugar certo. Caso o ramo do empreendedor seja voltado para assuntos como moda, gastronomia ou produtos que tenham apelo visual, é importante pensar em redes que exploram esse recurso, como o Instagram

Com tudo isso em mente, confira dicas preciosas  para colocar sua empresa nas redes sociais e atingir bons resultados. Lembre-se: não existe uma fórmula certeira, mas seguir os parâmetros básicos indicados pelos especialistas significa meio caminho andado para chegar lá.

1. Planeje-se
Em primeiro lugar, a inserção digital deve ser feita com muito planejamento. Sem isso, você corre o risco de queimar a marca, deixando a página sem atualizações ou não respondendo às pessoas que comentarem ali.

2. Conheça seu cliente
Identificar a idade, renda, sexo e outros fatores do público-alvo . É preciso estudar o comportamento do público-alvo, identificar quais sites de redes sociais ele usa e, principalmente, manter as páginas atualizadas, interativas e focadas na linguagem que ele entende.

Qual a melhor rede social para seu negócio

3. Qual a melhor rede social para seu negócio
Vender areia no deserto não é a melhor ideia. Publicar textos em redes que priorizam fotos também não. Acertar na escolha da mídia social é vital para a fanpage sobreviver. O mais importante a ser ressaltado é que cada site alcança pessoas diferentes e de formas distintas. O Facebook é a maior rede social do mundo e continua atraindo mais atenção, porém Twitter, YouTube, Instagram e Pinterest já conquistaram espaço, além de outras redes que aparecem como tendência, como Snapchat e Vine.

4. Comunique-se corretamente
Imagens, fotos e vídeos são ótimos para atrair atenção, bem como textos criativos e relevantes. A estrutura das postagens deve acompanhar os formatos de cada rede. Os avanços da tecnologia devem ser observados pelos gestores. Os costumes são moldados de acordo com as melhorias e com as transformações tecnológicas que as redes empregam. Hoje, é comum encontrar vídeos curtos no Facebook e textos mais longos no Instagram, por exemplo.

Produza conteúdo relevante

 

5. Produza conteúdo relevante
As redes sociais não foram criadas para venda. Por isso, a melhor forma de atuar nelas é nutrir os seguidores com conteúdo que faça a diferença.A venda do produto ou serviço deve ser uma consequência Pense sempre em conteúdos que tenham ligação com seu negócio.

6. Tudo legal
A regra de deter os direitos de imagens e textos de qualquer publicação é válida para todas as empresas. Além disso, a dica para negócios de pequeno e médio porte é apostar em bancos de imagens. Se a empresa tiver mais recursos, o ideal é produzir o próprio conteúdo. Assim, evita-se usar uma foto que já pode ter sido utilizada até por um concorrente.

7. Organização e periodicidade
As postagens devem ser realizadas diariamente. O ideal é que sejam feitas duas ou três publicações por dia e com horários determinados. Como o volume de dados em uma rede social é grande, uma postagem pode se perder. Por isso, o ideal no início é postar de manhã, de tarde e de noite.

 Serviço de atendimento ao seguidor

8. Serviço de atendimento ao seguidor
A rede social é um ponto de contato com o consumidor, da mesma forma que um SAC ou balcão de loja. A política de atendimento deve estar estruturada e apta a oferecer soluções rápidas e eficientes, o que pode inclusive se tornar um diferencial competitivo na briga com a concorrência. O consumidor se sente mais seguro quando acessa o perfil da página e percebe que a empresa está presente para lidar com diferentes problemas ou solicitações de seus seguidores.

9. Invista, se quiser
Investir em publicidade nas redes sociais, tal como impulsionar postagens no Facebook, vale a pena, mas apenas se o público-alvo estiver definido para uma segmentação bem afinada”,

 

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