Estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica odontológica

Seja qual for a área de atuação, toda empresa quer atrair mais clientes e vender mais, certo? Embora na área da saúde a experiência do tratamento nem sempre seja vista como um produto, é importante ter isso em mente para melhorá-la e, em consequência disso, atrair mais pacientes ao consultório odontológico.

Como ter resultados diferentes fazendo tudo igual?

Conquistar um grande número de clientes é o objetivo de toda clínica/consultório e, obviamente isso não é tarefa fácil. Atrair novos clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo, algum investimento. Mais do que isso, você precisa pensar fora da caixa e agir. Pensando nisso, vamos dividir com você algumas estratégias que irão contribuir para que seu consultório odontológico tenha cada vez mais pacientes.

1. Pesquise canais de comunicação: Faça uma pesquisa com seus clientes/pacientes para identificar os canais preferidos por seus pacientes. Isso vai facilitar muito sua comunicação, pois de nada adianta ter um site com fale conosco se o seu cliente prefere mensagens de texto para ser contatado. Logo é pertinente escutar seu cliente antes de montar uma estratégia de comunicação.

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2. Use redes sociais de forma estratégica: Saber utilizar as redes sociais de maneira corporativa e trazendo material informativo relacionado a tratamentos que você oferece em seu consultório com certeza poderá agregar valor a seu atendimento e lhe ajudar a envolver os pacientes. É altamente recomendado que você busque ajuda de um profissional para realizar um planejamento de presença nas redes sociais, assim você evita possíveis crises de marca.

3. Crie um programa interno de incentivos: Apenas pedir para que seu(s) funcionário(s) atenda(m) bem os pacientes sem metas especificas e sem incentivos financeiros normalmente não vai garantir resultados competitivos. Criar uma política de remuneração extra, um bônus caso a média se avaliação do atendimento seja positiva, pode resolver definitivamente este problema. Caso você tenha vários funcionários, esta política deve ser discutida com toda a equipe. Quanto mais simples e objetivas forem as regras, melhor.

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4. Avalie a experiência que você oferece: Ter um ambiente que proporcione conforto térmico, visual, acústico tanto à equipe como os pacientes é fundamental para que seu atendimento seja considerado excelente. Tome cuidado com detalhes que às vezes parecem irrelevantes. Para identificá-los, tenha a experiência do seu consultório. Sente na sala de espera, tente estacionar seu carro no estacionamento conveniado, use o lavabo, assista os programas de TV que seu paciente vai assistir. Veja se você aprova seu consultório do ponto de vista do cliente.

5. Faça os clientes se sentirem especiais: Os clientes gostam de ser reconhecidos, especialmente atualmente, quando é rápido e “pelo menor preço”. Reserve um tempo para conversar com seus clientes no consultório, envie uma mensagem de aniversário, Natal, Dia das Mães etc. Dê um toque pessoal e, se for enviar um cartão impresso, assine individualmente e coloque uma pequena notinha a mão, para mostrar a seu cliente que você lembra dele e sabe exatamente com quem está falando.

6. Crie um cartão de visitas fora do convencional: A maioria dos cartões de visita é descartada algumas horas depois da consulta. Em vez de ter seu cartão jogado fora, crie um que as pessoas realmente usem, como um bloquinho de anotações com suas informações de contato em todas as páginas. O bloco de anotações é consultado quase todo dia, torna-se algo útil, e deixa uma lembrança forte.

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