Como cortar custos de maneira eficiente, mas sem comprometer o futuro do negócio?

fuja da crise
fuja da crise

“Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe”. Os ditados populares encerram em si uma sabedoria popular centenária. É fato: a crise vai acabar um dia e você deve estar preparado para esse momento. A despeito do ambiente desfavorável, concentre-se hoje em melhorar tudo aquilo que estiver a seu alcance.

Procure eliminar desperdícios. Eles estão em toda parte. Junte sua equipe e faça um brainstorming com o objetivo de trazer cada um de seus integrantes para a discussão de modo a descobrir a origem desses desperdícios. Faça uma lista e um plano de ação. Depois faça outra pergunta: “Onde estão as oportunidades não aproveitadas?” Enfim, ataque aquilo que depende de você e de seu time para melhorar.

Existem custos bons e custos ruins. Estes últimos são os desperdícios. É preciso saber distinguir uns dos outros. Exatamente por isso cortar custos é uma tarefa que pode ser tão complicada. Encontre e acabe com o que só deixa sua operação mais pesada. Mas evite, sempre que possível, incluir os “custos bons” na linha de tiro. São eles que garantirão a sobrevivência de sua empresa no futuro.  Cortar investimentos de marketing, por exemplo, pode ser mortal para suas vendas. Hoje as redes sociais são uma boa saída para gerar vendas com um investimento baixo.

COMO SAIR DA CRISE? INVISTA EM MARKETING DIGITAL. SAIBA MAIS COM A PORTO40 AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MARKETING DIGITAL

Recomendo procurar ajuda técnica para fazer as escolhas certas na hora de cortar. É difícil para mim, sem conhecer detalhes de seu caso em particular, e nem mesmo seus números e suas prioridades, dar sugestões mais específicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *