Como seu cliente encontra sua empresa na internet?

Já parou pra pensar onde é que o seu cliente busca informações sobre seus produtos e serviços? Independente do segmento, produto ou serviço, o comportamento do consumidor vem mudando e cada vez mais é na internet e principalmente no google que ele busca referências e indicações sobre soluções, empresas, serviços ou produtos que ele precisa ou quer comprar.

Esqueça as listas telefônicas, os cartões de visita, os panfletos e anúncios em jornais. Fato: é na internet que o seu cliente procura informações sobre o que ele precisa, e é nela que você tem que investir para facilitar que ele encontre o que você tem para oferecer. Mas como encurtar este caminho? E como destacar o seu produto ou serviço dentre tantas ofertas e concorrentes?

Como faço para meu cliente encontrar minha empresa na internet?

  1. TENHA UM SITE INSTITUCIONAL.

É claro que o bom e velho cartão de visitas também é importante, mas é nos mecanismos de busca que boa parte dos seus potenciais clientes está, ou seja, é na internet que você precisa investir para ser encontrado por eles. Crie um site institucional simples e completo, onde você contar mais sobre a sua empresa e seus produtos e serviços, lembrando sempre de destacar o valor agregado do que você tem a oferecer. São pequenos detalhes que vão fazer a diferença para convencer um usuário a tomar a ação que você espera quando acessar seu site, ao invés de buscar por outras empresas. Não se esqueça de criar um site responsivo que funcione em diferentes tipos de dispositivo.

Dica: Tenha no seu sie um blog. Postar conteúdos que sejam de interesse de seus clientes utilizando técnicas de SEO e palavras chave é fundamental para que os motores de busca encontrem seu site

  1. ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS.

Também independente do seu segmento, sempre existem informações relevantes que devem ser compartilhadas, e sempre existem pessoas interessadas em saber mais sobre elas. Esteja presente nas redes sociais, pois além de aumentar o seu alcance e criar brand awareness, é através dela que você vai estreitar o relacionamento entre você e seus clientes, fidelizando antigos e criando novos.

Dica: crie conteúdo relevante. As redes sociais não são feitas para vender, mas sim se comunicar (socializar) e compartilhar informações relevantes para alguém ou algum grupo de pessoas. Compartilhe informações interessantes e mostre para os seus potenciais clientes e seguidores que você é um expert no seu segmento.

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  1. INVISTA EM LINKS PATROCINADOS.

Os links patrocinados são uma forma de anúncio onde você paga conforme o tipo de engajamento que você escolhe. Por exemplo, através dos links patrocinados nos mecanismos de busca do Google (Google Adwords), você cria anúncios e escolhe palavras chaves onde deseja que seu anúncio seja exibido e paga somente quando as pessoas clicam no seu anúncio.

Já no Facebook e Instagram, você pode escolher o tipo de engajamento que quer. Pode ser um clique direcionando o usuário para o seu site, impressões, uma curtida na sua página ou em uma imagem que você esteja promovendo. De ambas as formas, tanto no Adwords quanto nas redes sociais, você pode segmentar o tipo de público para quem o seus anúncios vão ser exibidos, aumentando assim as chances de negócio.

Dica: estude qual o melhor tipo de link patrocinado para o seu segmento. Por exemplo, se você vende serviços, o Google Adwords é o mais indicado para você, uma vez que é no Google que o seu público busca pelo seu tipo de serviço. Já se você trabalha com moda, invista em anúncios em redes sociais, onde o apelo visual é maior e você pode anunciar utilizando imagens que promovam a sua marca.

  1. INVISTA EM SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION).

O SEO é uma estratégia onde você “adéqua” o seu site para que ele fique mais atrativo e relevante segundo as normas do Google, fazendo com que você fique bem posicionado no ranking de busca e seja mais facilmente encontrado pelo seu público alvo.

Existem diferentes formas de aplicar SEO. O Marketing de Conteúdo é uma delas, mas no geral, é importante que o seu site possua informações completas e relevantes que contenham as palavras chaves pertinentes ao seu segmento. Isso vale para todos os tipos de textos, títulos, urls e categorias do seu site, ou seja, quanto mais completas as informações, melhor.

  1. ENVIE EMAIL MARKETING (COM CAUTELA).

Ao contrário do que muitos pensam, o mailing é uma das formas mais eficientes de levar alguém ao seu site. Porém, antes de enviar e-mails, é importante que você trabalhe na captura de leads, ou seja, na captura de e-mails de pessoas que estejam interessadas no que você tem para oferecer.

Você pode fazer isso através de um bônus, promoção, ofertas especiais, descontos ou até um crédito que você pode oferecer ao seu público alvo, em troca do e-mail deles.

Importante: nunca, jamais (mesmo), compre uma lista de mailing. Trabalhe para construir a sua cartela de clientes, pois uma vez que uma pessoa permite que você esteja presente na caixa de entrada dela, significa que ela tem interesse no que você tem para oferecer. Trabalhe para tornar essa pessoa em um novo cliente!

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