Comprar seguidores no instagram funciona?

Apesar de parecer uma boa ideia, não compensa comprar seguidores no Instagram. Essa prática pode até render um bom número de seguidores em curto prazo, mas os prejuízos que ela pode gerar para sua organização são devastadores, principalmente para o médio e longo prazo.

E é para evitar que você invista nessa prática que nós escrevemos este post. Aqui, nós vamos mostrar para você por que não compensa comprar seguidores para o Instagram e quais são os prejuízos dessa prática para sua organização. Acompanhe!

Sua empresa será seguida por perfis falsos

Um dos maiores problemas de investir na compra de seguidores no Instagram está no fato de que grande parte desses perfis serão falsos, não sendo utilizados por pessoas reais. Com isso, você terá a falsa sensação de que sua mensagem está alcançando um grande número de pessoas, quando, na verdade, a sua empresa falará sozinha.

Comprando seguidores, suas mensagens terão poucas visualizações, curtidas e comentários, mesmo que sua empresa tenha milhares de seguidores em seu perfil.

E isso pode até atrapalhar a experiência de seus seguidores reais, que terão a impressão de que seu conteúdo não é atraente, pois, mesmo com milhares de seguidores, poucas pessoas interagem com sua empresa.

Comprar seguidores no instagram

Seus seguidores não vão interagir com o conteúdo de sua marca

O engajamento de seus clientes com as publicações de sua empresa no Instagram é tão importante quanto o seu número de seguidores nessa rede social.

É pelo engajamento que sua empresa poderá viralizar suas publicações e atrair novos seguidores, fazendo com que sua marca faça parte do dia a dia de seus consumidores aparecendo na aba explorar do aplicativo.

Com clientes engajados, sua empresa poderá aumentar o número de visitas em seu site e até mesmo o número de leads gerados em sua estratégia de marketing digital.

Existem políticas de penalização para quem segue essa prática

Além de prejudicar a imagem de sua marca para seus clientes, a compra de seguidores pode representar um problema entre sua empresa e o próprio Instagram.

Isso porque o Instagram é totalmente contra qualquer prática de spam e trabalha de maneira contínua para eliminar todos os perfis falsos que são criados na plataforma, como deixa claro em seu termo de uso.

E caso você tenha muitos perfis falsos seguindo a sua empresa no Instagram, o seu perfil poderá ser penalizado, correndo o risco de ter ser tirado do ar, banalizando todo o trabalho realizado até aqui.

Comprar seguidores no instagram

A imagem de sua marca pode ser prejudicada

Além de prejudicar a experiência de seus usuários, a compra de seguidores para o Instagram pode gerar enormes prejuízos para a imagem de sua marca.

Isso porque, assim que seus clientes verdadeiros perceberem que sua empresa comprou seguidores, eles poderão sentir que foram enganados por sua empresa, abalando a confiança em toda a comunicação de sua marca.

E descobrindo que houve compra de seguidores, o seu cliente pode começar a duvidar de outras informações que sua empresa divulga sobre si mesma, como o seu número de clientes, a eficiência de seus produtos e serviços e até mesmo os preços cobrados por eles.

Afinal, se você foi capaz de mentir sobre o seu número de seguidores, fica difícil acreditar que sua empresa não é capaz de distorcer outras informações para chamar a atenção de seus consumidores.

E não se engane: o trabalho de reconquistar a credibilidade de sua marca e a confiança de seus clientes é muito maior que o trabalho de conquistar seguidores reais no Instagram.

Comprar seguidores no instagram

Seu número de seguidores poderá variar muito

Como o Instagram trabalha continuamente para eliminar os perfis falsos, comprando seguidores, o número de seguidores de sua empresa poderá variar muito, gerando uma instabilidade que pode prejudicar a sua estratégia.

Isso acaba gerando um círculo vicioso, em que sua empresa precisa comprar seguidores de forma contínua para manter o número de seguidores em constante crescimento. O que acarreta em um custo desnecessário para a manutenção de sua estratégia, fazendo com que sua empresa desperdice dinheiro, que poderia ser utilizado em outras estratégias mais eficientes.

Essa variação no número de seguidores será muito menor se você investir na conquista de seguidores reais.

Seus seguidores não vão consumir os produtos de sua empresa

Muitos profissionais de marketing se sentem frustrados, pois, mesmo com um número absurdo de seguidores no Instagram, suas publicações não conseguem gerar um bom número de vendas.

Com isso, acabam deixando de investir nessa rede social, buscando outras estratégias promocionais para conquistar seus objetivos.

O que eles não sabem é que esse é um problema gerado justamente pela compra de seguidores para o seu perfil no Instagram. Como grande parte desses seguidores é de perfis falsos, é impossível que eles consumam os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Isso acaba prejudicando muito o retorno sobre o investimento em sua campanha no Instagram, fazendo com que os lucros de sua empresa sejam bem menores do que o esperado.

Relevância

Com a mudança do novo algoritmo do Instagram, sua publicação precisa ser relevante para que seja vista por outros usuários, isso depende muito da interação mútua entre você e seus seguidores.

Dependendo da sua sua relevância com o outro perfil, suas fotos são mostradas para os seus amigos em comum

Seguidores inexistentes não alimentam o seu perfil com fotos para que você possa interagir, nem mesmo são perfis atrativos para os demais usuários.

O número de seguidores é apenas uma entre as várias métricas que você precisa acompanhar

Muitas empresas se esquecem de que o número de seguidores no Instagram ou em qualquer outra rede social é apenas uma das várias métricas capazes de demonstrar o sucesso de sua estratégia de promoção no Instagram.

Por isso, essa não deve ser a sua única preocupação ao construir um perfil para sua empresa na rede social. Além do número de seguidores, é preciso acompanhar o número de curtidas em suas publicações, a sua taxa de cliques e o número de comentários, entre outras métricas importantes.

Por isso, podemos afirmar que não vale a pena comprar seguidores para o Instagram, pois, fazendo isso, você deixará de lado outras métricas igualmente importantes para o sucesso de sua estratégia.

Agora que você sabe por que não compensa comprar seguidores no Instagram, é hora de criar uma estratégia realmente eficiente para sua empresa, com interações reais e conteúdo estimulante. Que tal dar uma olhada em outros posts que temos em nosso blog?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *