Site mobile ou responsivo. Qual a diferença e por que sua empresa deve ter um deles?

Muitos clientes nos perguntam qual a diferença em ter um site mobile ou responsivo.  Com o grande aumento do número de smartphones e tablets no mercado, assim como a melhora da nossa infraestrutura mobile e acessibilidade a planos 3G , a possibilidade dos usuários acessarem sites por seus celulares aumentou muito . No Norte onde atendemos um cliente mais de 70% dos acessoas nas redes sociais são feitos pelo Smartphone. Os acessos no site chegam a 80%. Um número expressivo que não se deve ser desprezado. Pelo contrário, hoje nossas ações e planejamento são todas voltadas aos dispositivos móveis. Desde a criação de vinhetas até filmes para whatsapp.

Em apenas um trimestre o acesso móvel via smartphones e tablets cresceu 12%, com mais de 11 milhões pessoas acessando a web por meio desses aparelhos.

Sendo assim, uma dúvida surge: será que o site da sua empresa está preparado para uma visualização mobile ou uma versão responsiva?

Site Responsivo

Um site responsivo está projetado para funcionar com uma melhor usabilidade para diferentes resoluções como a 1920 px (telas mais modernas), 1024 px (monitores mais antigos e tablets na horizontal), 768 px (tablets na vertical), 480 px (smartphones na horizontal) e 320 px (smartphones na vertical).

Em outras palavras, os elementos do site são remanejados e alterados para que a leitura, acessibilidade e actions estejam mais adequadas ao tamanho de tela que o usuário está utilizando. Sendo assim, a ideia do site responsivo é manter todo o conteúdo do site, porém com uma melhor utilização por parte do usuário.

Um exemplo pode ser visto no site da WWF (aumente e diminua sua janela do browser para ver o realinhamento dos elementos):

Resolução alta:

wwf_desk

Resolução baixa:

 

 

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Site Mobile

No site mobile as coisas mudam. O site mobile é um site diferente do site-mãe no sentido de conteúdo e é também dirigido a uma resolução específica.

Desta forma, você planeja um site mobile para ser acionado em resolução inferior a 480 px (por exemplo). Quando o usuário acessa através desta resolução, o sistema mostra para o mesmo o site redesenhado, normalmente com o principal conteúdo em destaque.

Um exemplo pode ser visto no site da TAM (necessário acessar via desktop e depois via smartphone):

Versão Desktop:

tam_desk

Site desktop

Versão Mobile:

tam_mob

Site mobile

MAS QUAL SERIA O MELHOR? DEPENDE!

Um site responsivo possui muito mais tecnologia envolvida para seu desenvolvimento, aumentando o seu custo geral. Eu indico sempre a empresas que necessitam dar importância ao seu site como um todo, não necessariamente focando em um produto ou serviço (grande parte dos sites institucionais).

O site mobile tem um custo menor comparado ao site responsivo, e eu indico para empresas que possuem um foco bem determinado de serviço e produtos, como imobiliárias, empresas aéreas, sites de notícias ou entretenimento e sites de compras coletivas, entre outros.

 

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