A melhor forma de atrair e conquistar novos clientes para preencher os espaços vazios da agenda é divulgar sua clínica com ações simples . Mas nem sempre há muito dinheiro em caixa e surge, nesses casos, o questionamento. Preparamos um post que vai lhe ajudar e muito
Como divulgar a minha clínica gastando pouco? Confira como divulgar sua clínica com ações simples e baratas
-
Conheça seu público-alvo e trace metas
Independentemente do tempo que a sua clínica está no mercado, uma coisa é certa: há sempre a necessidade de conquistar mais pacientes, seja para expandir sua rede ou para preencher espaços vazios da sua agenda.
Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas é importante que a clínica saiba com exatidão qual o seu público-alvo, onde eles estão e qual o meio que eles mais utilizam para procurar os seus serviços. Faça uma pesquisa com seus pacientes e trate seus dados a fim de conhecer seu público, se sua clínica é nova no mercado busque informações na internet. Provavelmente você encontrará uma gama de conteúdos relevantes sobre o público que deseja conhecer.
Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que: quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.
-
Faça seus clientes se sentirem especiais
As pessoas gostam de serem lembradas, especialmente nos dias atuais em que tudo é sempre rápido. Dedique um tempo aos seus pacientes e envie cartões ou e-mails em datas comemorativas. Dê um toque personalizado e pessoal ao cartão, cumprimente a pessoa pelo nome e escreva uma mensagem carinhosa, em alguns casos você pode oferecer um brinde ou um desconto diferenciado. O intuito é que seu paciente se sinta especial e importante para a sua clínica. A chance de fidelização e indicação nesses casos é muito grande, ou seja, é uma ótima estratégia de atrair novos pacientes gastando muito pouco.
-
Participe de congressos e conferências
Congressos e conferências são ótimos lugares para divulgar sua clínica. Além da vantagem da troca de conhecimentos, você pode aproveitar para entregar alguns folders interessantes, encartes com novidades sobre produtos e seu cartão de visitas (lembre-se de colocar suas informações de contato em todos esses materiais que serão entregues).
Busque divulgar os eventos do qual fará parte em suas redes sociais, sites e na própria clínica. Além de atrair pessoas ao evento, ainda demonstra que você está antenado e se atualizando constantemente – o que contribui para boa imagem da clínica.
-
Seja um especialista online
Na sociedade atual, ficar longe da internet é um erro que não se pode cometer. Independente do porte da sua empresa, ter presença online é fundamental.
Crie um perfil profissional para a clínica nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram), possibilite contato via WhatsApp, crie um site e um blog e publique conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Quando o seu público vê sua clínica em todas as redes sociais e consegue ter acesso a conteúdo relevante criado por seus profissionais, ele lembrará da sua clínica quando precisar de algum serviço médico. Vale a máxima: quem é visto, é lembrado.
Ter presença na internet é uma tarefa que demanda um pouco de dedicação e tempo. Se isso for um empecilho para sua clínica, contrate uma empresa terceirizada para cuidar disso para você – embora exija mais capital, compensa pela relação custo-benefício.
-
Não se esqueça do marketing offline
Toda regra tem uma exceção. Se a sua clínica tem presença na internet, mas não trabalha com o marketing offline – como folders, folhetos e cartão de visitas – ela estará deixando alguns pacientes de lado. Por isso, invista um pouco do capital reservado para publicidade na criação de panfletos, folders e cartão de visitas; dependendo do seu público você optar por entregar esses materiais em lugares estratégicos ou deixá-los a disposição do seu paciente na sala de espera da clínica e na mesa da secretária ou do médico. O cartão de visitas é um material que a sua clínica não pode deixar de ter, pois tem como único objetivo deixar com o paciente o seu contato. Para torná-lo mais atrativo e garantir que não seja jogado fora, busque fazer um cartão diferenciado – que seja também um bloco de notas ou um calendário, por exemplo.
-
Pare de atender pacientes que não dão lucro
Não se engane, nem sempre o aumento das consultas significa o aumento dos lucros, há muitos pacientes que não geram nenhum lucro ou dão prejuízo. Continuar atendendo esses pacientes não é saudável para sua clínica. Pense que se você parar de atender clientes que não dão lucro, terá mais tempo e recurso disponível para os pacientes que podem, realmente, ajudar seu negócio crescer. Analise bem os dados financeiros da sua empresa e direcione seus esforços e marketing para esse público.
-
Associe negócios com prazer
Realize ou participe de eventos por causas que você apoie. Isso possibilita que se conheça diversas pessoas e mostra que você se preocupa com as causas sociais. Não faça propaganda nesses eventos, afinal o que importa é ajudar a comunidade e apoiar a causa.
-
Esteja onde seus pacientes estão
Se seu público está na internet, é nela que você deve concentrar seus esforços e propagandas. Enquanto que se o público está numa determinada região e tem pouco acesso à internet, você deve investir mais no marketing offline.
-
Tenha mais de um meio de agendamento
Quando as estratégias acima gerarem resultados, haverá um aumento considerável de pacientes procurando por sua clínica. Se antecipe e crie outras formas de agendamento além do telefone – como agendamento via internet ou Whatsapp. Assim você evita problemas de congestionamento da linha e ainda se adequa às diferentes preferências do seu público.
Com vários canais de agendamento é possível que sua secretária fique confusa e sua agenda desorganizada. Um Software de gestão pode te ajudar nisso e é mais barato do que você pensa.
Basta escolher o sistema de Software ideal para sua clínica.