Estratégias de marketing para clínicas odontológicas

marketing para clínicas odontológicas cria toda a diferença para o movimento de clientes. Podendo ser um tanto mais agressivo do que o marketing médico, as estratégias podem ser aplicadas de forma a mostrar com mais detalhes a necessidade dos cuidados com a saúde bucal e oferecer os serviços da clínica com mais confiança e responsabilidade.

A seguir, oferecemos algumas estratégias de marketing para clínicas odontológicas que podem ser utilizadas pelo dentista empreendedor para atrair mais clientes:

1.    Tenha um bom plano de marketing odontológico

Mesmo com as mais diversas estratégias de marketing para clínicas odontológicas, é importante criar um plano geral de marketing odontológico para divulgar seu consultório, conhecendo as necessidades do mercado, seus pontos fortes e fracos e escolhendo as melhores formas de se promover.

Um plano de marketing para clínicas odontológicas deve ser composto de indicadores para medir os resultados, gerando estatísticas para futuras análises e comparações. Dessa maneira, é possível atualizar as campanhas de marketing e fazer os ajustes necessários com novas alternativas, descartando as que não apresentaram resultados.

2.    Ocupar espaço na mídia

Uma boa estratégia de marketing para clínicas odontológicas é ocupar espaço na mídia local, criando ações voltadas para a saúde bucal e oferecendo conhecimento aos clientes através de artigos com conteúdo voltado para a manutenção da arcada dentária.

dentista ainda pode reservar uma parte do seu tempo para visitas a instituições beneficentes, oferecendo serviços básicos a crianças ou idosos, fazendo desses eventos um acontecimento para a imprensa. Sendo uma atividade beneficente e tratando da saúde da população mais carente, esses eventos normalmente oferecem bom retorno, mantendo a visibilidade do profissional diante da sociedade.

Além dos jornais locais, as táticas de marketing para clínicas odontológicas devem se voltar para o rádio e a televisão, com participação em programas de entrevistas, criando quadros voltados para a saúde dos dentes.

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3.    Interação direta com potenciais clientes

O marketing para clínicas odontológicas pode utilizar-se dos correios para enviar correspondência para potenciais clientes. Você pode segmentar os bairros mais próximos da clínica, enviando cartões e panfletos, incentivando as pessoas a cuidar melhor da saúde dentária

A correspondência também pode ser enviada para empresas, oferecendo planos de tratamento dentário mais vantajosos para os empregados, criando convênios que possam aumentar o número de clientes.

Gerando maior interação com as empresas, o Dentista poderá participar de eventos promovidos pela empresa, como na semana de prevenção de acidentes, fazendo palestras para empregados e seus familiares sobre os cuidados necessários para manter os dentes saudáveis.

4.    Marketing para famílias

Muitas pessoas ainda não conhecem as técnicas corretas de escovação, principalmente para crianças em idade pré-escolar. Criar estratégias para incentivar as mães a manterem seus filhos com os cuidados necessários com os dentes é uma excelente forma de atrair clientes para o consultório.

Ao criar campanhas desse nível, o dentista pode agendar visitas para que as crianças possam passar por uma consulta odontológica gratuita, trazendo as crianças para o consultório e criando condições para que seus pais também se tornem clientes.

5.    Propaganda boca a boca

Uma das estratégias mais eficientes de marketing para clínicas odontológicas ainda é a velha tradição de divulgação boca a boca. Seus pacientes devem ser incentivados através de um plano de benefícios a convidar conhecidos e amigos para uma consulta.

O profissional também poderá oferecer bônus para sua equipe de colaboradores, premiando por cada paciente que ele trouxer para o consultório.

6.    Participação em eventos

Uma boa estratégia de marketing para clínicas odontológicas é a participação em eventos da comunidade, divulgando a clínica e atraindo mais clientes. A participação em eventos irá conectar o dentista à comunidade, demonstrando sua preocupação com a saúde bucal da população e irá incentivar visitas ao consultório.

Como se trata de um caso de saúde pública, a participação em eventos não precisa se limitar a ocasiões específicas, podendo conseguir espaço para informações sobre a saúde bucal em feiras, eventos, exposições, etc.

7.    Criando um plano de odontologia próprio

Para manter, reter e conquistar novos clientes, o marketing para clínicas odontológicas poderá ser de grande utilidade com a criação de um plano próprio de odontologia, possibilitando atender uma família completa com preços mais vantajosos.

A clínica também deve fazer um plano permanente de contato, com marketing ativo, oferecendo consultas a preços módicos e mantendo melhor relacionamento entre a comunidade e o consultório.

8.    Utilizando o marketing online

A presença online é imprescindível em uma estratégia de marketing para clínicas odontológicas eficiente. Criar um perfil nas redes sociais e publicar conteúdo de qualidade para a saúde bucal dos leitores é uma excelente forma de divulgar a clínica e atrair novos clientes.

O marketing online permite um contato mais direto com as pessoas, criando um vínculo maior e gerando interação, respondendo questões e comentários e, ao mesmo tempo, convidando o cliente para a clínica.

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