Fakes likes no Instagram: cuidado com os falsos influenciadores

Uma foto é publicada. Nos instantes seguintes, centenas de comentários surgem, milhares de likes aparecem. É a rotina dos tais influenciadores digitais no Instagram. Mas muitos deles não estão recebendo comentários e curtidas de verdade. Os perfis que usam truques para conseguir engajamento são tão numerosos que a rede social decidiu cortar o mal pela raiz.

Curtidas e, principalmente, comentários falsos são um problema sério para o Instagram por diversas razões, mas a principal delas, provavelmente, é a perda de confiabilidade que o serviço pode ter diante de anunciantes.

Esse mesmo problema também prejudica influenciadores legítimos. Há usuários que prometem atingir determinado nível de engajamento em campanhas publicitárias e, para corresponder à expectativa, recorrem a bots e aplicativos duvidosos. As capturas abaixo mostram um perfil legítimo (à esquerda) e um não tão legítimo assim. Os bots usam apenas emojis ou comentários vagos, como “awesome” , “nice”, “legal” “lindo” entre outros

Os anunciantes já perceberam que, em muitos casos, os likes e comentários são falsos, ou seja, aquele engajamento todo não tem valor nenhum. Por conta disso, muitas marcas estão limitando ou mesmo deixando de realizar campanhas no Instagram.

A atividade fictícia também é uma forma de conseguir mais destaque: teoricamente, quanto mais curtidas e comentários uma publicação tiver, mais chances ela terá de aparecer com prioridade para os seguidores.

LEIA MATÉRIA DA GLOBO NEWS  ‘Fazenda de likes’ na China tinha mais de 10 mil celulares fraudando popularidade na web

É praticamente impossível acabar com bots e perfis falsos, mas o Instagram quer pelo menos dificultar a vida dos usuários que jogam sujo. A primeira medida está sendo a de bloquear ou fechar serviços que prometem engajamento falso mediante pagamento, como Instagress, InstaPlus e PeerBoost.

Outro truque usado pelos trapaceiros é encher publicações e comentários com hashtags. As que forem identificadas como spam não serão mais visíveis na aba de pesquisa do serviço.

Compra de curtidas e seguidores pode trazer problemas.

Aqui na Porto40 não fazemos isso e nem recomendamos nossos clientes a realizar essa prática, que para nós é muito ilusória e perigosa. Comprar likes é quando você vai em um aplicativo e escolhe a quantidade de seguidores ou likes que quer e paga por isso.

Na verdade muitas vezes esses seguidores são robôs e daqui a algum tempo podem sumir da sua rede social. Sem contar que isso atrapalha o alcance das suas postagens, pois na verdade você não estará falando com ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *