Já pensou como vai ser o marketing digital da sua empresa para 2020?

Tendências do Marketing Digital em 2020

O próximo ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing digital em 2020 já podem ser vislumbradas claramente.

marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno e seus impactos sobre a formas das marcas se relacionarem com seu público-alvo também.

Por isso, é fundamental que estejamos de olho neste ambiente em constante mudança, para podermos identificar novas tendências, mudanças de comportamento e o surgimento de novas tecnologias.

Justamente por isso, publicamos aqui uma análise das principais tendências do marketing digital em 2020, para que empresas, estudantes e profissionais de marketing online possam ter uma referência e se prepararem para estas mudanças.

As principais tendências do marketing digital em 2020

Com base em informações recolhidas nos principais sites de referência em marketing digital do mundo, palestras e seminários dos quais nossa equipe teve oportunidade de participar aqui no Brasil e no exterior durante este ano, elaboramos a lista que apresentamos abaixo, com algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil em 2020.

1 – Empresas buscando soluções próprias em marketing digital

Uma das tendências do marketing digital em 2020 que já estamos verificando nos últimos meses é uma procura cada vez maior das empresas, pelo desenvolvimento de suas próprias estruturas de marketing digital.

Pequenas, médias e grandes empresas estão cada vez mais interessadas em assumirem o controle de suas próprias ações de marketing online, reduzindo os custos de divulgação, principalmente em um momento de orçamentos apertados, como o que estamos passando.

A demanda pelos nossos cursos de marketing digital por parte de empresas buscando qualificar seus funcionários, cresceu de forma significativa no segundo semestre. O crescimento no volume de consultas para cursos In Company reforça esta nossa impressão.

Com as ferramentas adequadas e pessoal capacitado, as empresas buscam desenvolver seu próprio marketing digital, reduzindo assim o custo que teriam com a terceirização deste serviço e além disso, criando uma cultura de marketing online própria.

2 – SEO ganha cada vez mais destaque nas estratégias

Outra das tendências do marketing digital em 2020 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e Bing.

Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

Outra tendência para 2020 é o uso cada vez maior de ferramentas de SEO sofisticadas, como a SemRush, para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave mais relevantes e monitoramento de posições, já que a quantidade de variáveis que determinam o posicionamento de um site nas páginas de respostas dos grandes buscadores são cada vez maiores.

3 – Crescimento do Google Meu Negócio

Outra das tendências do marketing digital em 2020 que não podemos deixar de fora de nossa lista, será um crescimento ainda maior do Google Meu Negócio no Brasil, um movimento que já verificamos em 2019 e que deve prosseguir em 2020.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a custo zero.

A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2020.

Com a adesão de novas empresas virá também um acirramento na competição pelas posições de destaque nas páginas de respostas do Google e Google Maps, o que obrigará as empresas a se aperfeiçoares nas técnicas de otimização do Google Meu Negócio.

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4 – Aumento significativo das pesquisas por voz

Na área do marketing de busca, uma das tendências do marketing digital em 2020 que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.

Aqui no Brasil, devemos sofrer um impacto maior nesta área, já que os dois principais assistentes digitais, o Google Home e Alexa passaram a aceitar a língua portuguesas em suas pesquisas, antes restritas ao inglês.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

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5 – Avanços no uso de aplicativos de mensagens privadas

Uma das tendências do marketing digital em 2020 que deve promover uma mudança nos hábitos de consumo é o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens privadas como WhatsAppViber e WeChat.

Muitas empresas já estão analisando como utilizar estes aplicativos em suas estratégias de Marketing digital, na medida em que eles ficam cada vez mais populares, como o WhatsApp aqui no Brasil.

Muitas marcas, ao invés de utilizarem mensagens de e-mail, estão adotando o uso de aplicativos particulares e de grupos de mensagens particulares. Mais ainda, já estão começando a fechar negócios através destes aplicativos.

Em breve, os clientes poderão pagar pelos produtos diretamente através de aplicativos de mensagens. Enviar e receber dinheiro será muito mais fácil e seguro.

Os usuários do WeChat, Venmo e PayPal já estão adquirindo o hábito de usar esses tipos de aplicativos para transferir dinheiro, e o WhatsApp anunciou para breve o lançamento do WhatsApp Payment aqui no Brasil.

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