Por que minha empresa não aparece no google?

Você como um bom empresário, deve ter desenvolvido um produto, serviço ou alguma solução, assim como o Google, para resolver as dúvidas ou problemas de alguém, e se essas pessoas estiverem neste exato momento procurando pelo seu produto ou solução, onde você acredita que elas estarão buscando? Exatamente, no GOOGLE! Mas por que minha empresa não aparece no google?

Ser encontrado no Google é fundamental para o sucesso e aumento das suas vendas, uma vez que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e consequentemente do seu público alvo.

Porém, não basta estar listado no Google é necessário que você esteja principalmente na primeira página, afinal de contas, você já avançou além da página 2 de resultados? Eu duvido muito que tenha.

Opções de Divulgação para Sua Empresa

Os principais resultados dos motores de busca presentes no Brasil são divididos em Anúncios Pagos, também conhecidos como Links Patrocinados, e os Resultados Orgânicos, aqueles que aparecem após os anúncios e são colocados em suas respectivas posições pelo próprio Google.

Como aparecer no Google com Links Patrocinados?

A primeira forma de aparecer no Google é a base dos links patrocinados que podem ser adquiridos facilmente através da ferramenta Google Adwords.

Adwords é uma solução imediata para você que deseja começar a divulgar sua marca ouproduto na internet, de forma simplificada e prática a ferramenta permite que qualquer pessoa crie seus próprios anúncios e em questão de minutos garanta presença nos resultados de busca do Google.

O ônus do Adwords é o custo, nele você seleciona para quais palavras-chave seus anúncios devem aparecer assim como determina o valor máximo que deseja pagar por elas ao Google.

Com cada vez mais anunciantes e palavras sendo compradas no Google a tendência é que as campanhas de divulgação através do Adwords se tornem cada vez mais onerosas e que os valores pagos pelos cliques (CPC), que são determinados através de leilões, acabem se tornando cada vez mais altos com o passar do tempo.

Como aparecer nos resultados Orgânicos do Google?

Como eu disse anteriormente o principal objetivo dos buscadores e trazer para o usuárioque está pesquisando, o resultado mais relevante para aquele assunto ou consulta que ele esteja fazendo no momento, o Google faz principalmente a relação entre o termo pesquisado pelo usuário e os conteúdos disponíveis em sua base de dados para apresentar na ordem os mais e menos relevantes para aquela busca do usuário.

Parece simples e complicado ao mesmo tempo não é?

Mas não é, basicamente o que você tem que prestar atenção, sempre que estiver falando de Google é o quesito Relevância. Basta pensar nas necessidades do usuário, do seu público alvo e voilá, sua empresa e o Google já estarão falando a mesma língua, percebeu?

Vou deixar aqui algumas dicas básicas de como melhorar seu posicionamento orgânico no Google:

  1. Conheça seu site por dentro: Ter um site bem estruturado tecnicamente é imprescindível, para o Google pouco importa se o site é bonito ou feio, isso importa sim, mas para o usuário. Portanto trate de verificar imediatamente cada um dos códigos presentes no seu site.
  2.  Conteúdo relevante: Pense em tudo que seu usuário gostaria de ver quando acessarcada uma das páginas do seu site e, se coloque no lugar dele: Se eu estivesse visitando esse site pela primeira vez, é isso mesmo que eu gostaria de ver? Esse site combina comigo? Tem tudo o que eu preciso? Faça a manutenção e análise constante do seu conteúdo.
  3. Popularidade: Estar no Twitter e no Facebook não bastam para que seu site se torne realmente popular, é importante que sua empresa se torne uma autoridade naquilo que se propõe isso lhe trará links direcionando para o seu site assim como muito mais visitantes, consequentemente uma posição de destaque no Google. E você pode fazer isso de várias formas, seja aparecendo na mídia ou em outros portais relevantes para os assuntos das suas páginas.

Mas o que é melhor: Links Patrocinados ou Resultados Orgânicos?

A verdade é que não é possível dissociar o que é melhor ou pior, isso depende principalmente das necessidades e estratégias de Marketing de cada empreendedor, cabe a você como empresário escolher por onde começar.

E por onde eu começo?

Começando Pelo Site

Eu sei que minha resposta parece óbvia e pouco explicativa, mas sim o melhor caminho é sempre começar pelo site.

Antes de iniciar qualquer estratégia de posicionamento no Google ou comprar palavras chave, o conteúdo do seu site deve estar preparado para receber o tráfego do público que você deseja.

Um erro que muitos empresários cometem é deixar completamente na mão dos designers e agências a criação de seus projetos para web, e isso não tem nada de errado, desde que o projeto não fique só bonito, mas também esteja condizente com os objetivos de marketingda sua empresa e o papel de analisar e aprovar esses quesitos é de total responsabilidade sua.

Se a sua empresa ainda não tem profissionais com expertise em Inteligência de Negócios focada em Marketing Digital e está buscando se posicionar nessa área, e você ainda não tem certeza se o seu website atende seus requisitos estratégicos entre em contato conosco e solicite uma análise gratuita, nós ficaremos felizes em te auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *