O maior influenciador digital da sua marca é o seu cliente.

Estamos vivendo uma era de reformulação digital e durante essa transformação surgiram os tais influenciadores digitais. Mas sempre me pergunto o quanto é real esse tipo de ação? Será que ele ou ela consegue passar credibilidade com um depoimento verdadeiro de uma experiência vivida com o seu produto, marca ou serviço?  Afinal todos nós, inclusive seu cliente, sabemos que ele está ali recebendo para falar bem da sua marca. Isso me trás um certo incômodo pois, ao meu ver, não é real e tem um tom falso.

Vou apresentar alguns argumentos e mostrar porque sou contra esse tipo de ação. Ah, fique a vontade para discordar e comentar.!

Concordo que vivemos em um mundo capitalista e que ganhar dinheiro é uma necessidade. Mas quando temos que pagar um “pseudo” influenciadora para falar bem de nosso produto aí a coisa muda e muito.

No caso de marcas ou serviços menores é bem pior a situação, pois aposto que o tal influenciador nunca ouviu falar da marca ou serviço, e se teve contato foi apenas pelo motivo que foi contratado para falar bem. Muitos deles afirmam que experimentam o produto e senão gostarem não falam. Sinceramente eu não acredito. Pois se chegar com um cheque bem gordo, a opinião muda por completo. Sem falar que alguns fazem do depoimento um verdadeiro circo.

Mas você deve estar pensando, ele tem milhares ou milhões de seguidores, isso não é bom? Sim, para ele é, pois sempre tem alguma empresa pagando, já para sua marca tenho minhas dúvidas. Quantos desses seguidores são o seu público? Parte desses milhões de seguidores nem moram na sua cidade. Sem falar que alguns pseudos influenciadores compram seguidores. E isso é péssimo. Quando se compra um depoimento de um influenciador ele apresenta números: são x mil seguidores visualizando sua marca. Só que não. Já escrevi aqui sobre as fábricas de seguidores. e o quanto isso é prejudicial. Além do mais você estará pagando por um depoimento que atingirá um público fake.

Nos Estados Unidos, a pátria mãe do marketing, as agências e consultorias digitais transferiram as verbas de 2018 que seria para os famosos influenciadores, para um outro tipo de influenciador: clientes fiéis que consomem a marca, que enviem sugestões, reclamam e conhecem bem o produto. Lá eles são chamados de advogados da marca (em uma tradução literal)

Torne seu cliente um influenciador digital da sua marca

Quem nunca ouviu o ditado “A melhor propaganda é o boca a boca”. Podemos levar essa máxima para os dias de hoje como sendo os comentários nas redes sociais. Mas para isso é preciso estar atendo ao comportamento dos seus clientes. Muitos clientes comentam nos perfis nas redes sociais, outros não, mas não é por isso que este que não comenta não merece uma atenção especial.

O mais importante é você entender e conhecer o que o seu cliente gosta ou gostaria de vivenciar. Para isso é necessário um bom gerenciamento das redes sociais, acompanhar e entender como como e quais foram os termos de pesquisa no google que as pessoas chegaram ao seu site através do google analytics. Com alguns dados em mãos, você conhecerá um pouco mais sobre o seu cliente e poderá realizar ações apropriadas.

Vamos a um exemplo. Se a sua empresa é um empório que vende vinhos e queijos e através dos relatórios de acesso do site você sabe que muitos dos seus clientes buscam por vinhos verdes portugueses. Nada mais adequado do que criar uma ação de degustação de vinhos verdes, não acha? Os convites podem ser variadas: redes sociais; whatsApp Mkt; e-mail mkt; cartaz no Empório; release para algum veículo de comunicação entre muitas outras ferramentas de divulgação.

Entre todos convidados, faça um convite especial para um cliente que realmente goste de vinho verde. Você pode descobrir isso de várias maneiras; com a equipe de frente, pois eles conhecem muito o gosto de alguns clientes, um cliente que seja seguidor em uma de suas redes sociais por exemplo pode ser o seu convidado especial para o evento. Faça-o se sentir especial, dias antes do evento envie informações sobre os tipos de vinho que irá servir na degustação, envie links da vinícola com fotos, deixe-o se sentir como estivesse prestes a visitar a vinícola in loco. 

No dia do evento dê uma atenção especial a ele, perceba qual dos vinhos ele gostou mais, publique fotos do evento nas redes sociais, veja se algum convidado pode dar um depoimento, principalmente o seu convidado especial. Para não causar ciúmes entre os outros convidados, no dia seguinte envie uma garrafa do vinho que seu convidado especial mais gostou com um cartão de agradecimento. Pronto, você acabou de contratar um influenciador da sua marca com um pequeno investimento e principalmente, ele falará do seu empório para todo o seu círculo de amizade dentro das redes sociais e fora dela.

Ele vivenciou toda a experiência, já conhecia seu empório, foi convidado para um evento e ainda recebeu uma garrafa do vinho que mais gostou! Ele irá influenciar todo o seu circulo de amizades, irá comentar em festas, no happy hour, indicará seu empório aos amigos e com certeza irá publicar em uma rede social toda essa experiência. E isso se multiplicará para cada amigo que ele tem no facebook ou no instagram. Isso não tem preço.

Esses são meus argumentos, se você discorda comente aqui.

Até mais

David Martins

Consultor SEO e Marketing Digital

Gestor da Porto40 Marketing Digital

 

 

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