Obtenha uma conexão mais pessoal no celular, mas dê uma escolha aos consumidores.

Pesquisa realizada pelo google constatou que, além da maior probabilidade de assistir e compartilhar anúncios e conteúdo de marcas, a audiência do smartphone têm duas vezes mais chances que os telespectadores de TV de sentir uma conexão pessoal com as marcas que disponibilizam anúncios e conteúdo de vídeo em seus dispositivos e 1.3 mais que a audiência de desktop. Isso tem uma explicação: o aparelho celular proporciona uma experiência mais íntima e pessoal do que a TV ou o desktop. Portanto, parece algo natural que o vídeo mobile seja o lugar mais apropriado para as marcas construírem conexões pessoais.

As marcas, portanto, precisam ser mais sensíveis à experiência pessoal que os consumidores têm em seus smartphones. Mas é preciso respeitar o usuário de mobile, dando a eles a possibilidade de escolher. Três em cada quatro usuários de smartphone afirmam que ter a opção para pular o anúncio é importante para eles.

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A escolha não é apenas melhor para os consumidores mobile; é melhor para as marcas que tentam alcançá-los também. Para incentivar a troca de aparelhos de outras marcas pela sua no Brasil, a Motorola, criou estratégias online e offline para impactar pessoas que não usam os smartphones da marca. No digital, a Motorola personalizou anúncios mobile mostrando as vantagens que seus aparelhos oferecem em comparação com o atual dispositivo do usuário. E, no offline, criou o Moto Zone, um espaço interativo em um shopping center em São Paulo para as pessoas vivenciarem a experiência de cada aparelho. Para divulgar o espaço e aumentar o número de visitantes foi utilizada uma estratégia de mobile com foco nos usuários próximos ao Moto Zone. Os usuários eram convidados a visitar o espaço sempre que navegassem na web ou em apps na região. Milhares de pessoas foram impactadas além do esperado. Os anúncios tiveram 500 milhões de impressões e os vídeos mais de 300 mil views no YouTube.

Outro exemplo é o da Rosetta Stone, que publicou anúncios no TrueView para testar diferentes thumbnails de vídeo para ver qual deles chamou mais a atenção dos usuários mobile. A versão do seu anúncio mais escolhido foi exibida no YouTube Masthead no celular. Essa dupla abordagem no mobile resultou em um aumento de 51% de assinantes em seu canal no YouTube, além de aumentar em dez vezes o tráfego mobile no site da marca.

Fonte: Google/Ipsos, Brand Building on Mobile Survey (U.S.), Fevereiro 2015.

Assim são esses micro-momentos, quando recorremos sempre a um dispositivo em uma necessidade específica. E cada vez mais, os vídeos mobile vêm desempenhando um papel fundamental nesse sentido. Mais de 50% das pessoas pesquisadas e que assistem a vídeos em seus smartphones admitem ter recorrido a eles para ajudá-los a tomar decisões sobre produtos enquanto estavam dentro de alguma loja física ou em sites das empresas. Nesse quesito, o YouTube foi listado como o primeiro destino para encontrar informações em vídeo sobre uma marca ou produto. Por isso, os celulares podem ser considerados o novo assistente pessoal de compras. Um em cada três compradores preferem usar um smartphone para encontrar informações adicionais em vez de perguntar a um funcionário do estabelecimento, de acordo com um estudo nosso sobre uso de celular na loja.

As marcas que estão ganhando essa batalha por corações, mentes e, claro, as carteiras, são aquelas que utilizam vídeo para atender as necessidades do usuário em momentos estratégicos. Elas estão no caminho certo, pois quem assiste via mobile está 1.2 vez mais propenso que os espectadores de desktop a levarem em consideração a mensagem das marcas que oferecem vídeos sobre produtos e serviços. Ok, sabemos que vídeos de desempacotar embalagens e como fazer podem não ser tão sexy como anúncios criativos, mas eles são essenciais para qualquer estratégia de marketing móvel. Eles ajudam os consumidores a desenvolver rapidamente um senso de propriedade com a marca.

Fonte: Google/Ipsos, Brand Building on Mobile Survey (U.S.), Fevereiro 2015.

Assim como foi a introdução da internet, o mobile está promovendo um grande impacto no comportamento dos consumidores. Eles estão checando seus celulares para procurar respostas e — cada vez mais — para assistir a vídeos. A boa notícia é que as marcas têm um lugar neste mundo móvel. Os espectadores mobile são mais propensos a assistir, compartilhar e sentir uma maior ligação pessoal com as marcas, muito mais que a audiência via desktop ou TV. Quem conseguir responder às necessidades dos consumidores, respeitando suas expectativas e relevância de escolha, ganhará esses micro-momentos.

Fonte google

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