Pesquisa por voz no google é a que cresce mais rápido. Seu site está preparado?

A pesquisa por voz no google é a que cresce mais rápido entre os tipos de pesquisa de acordo com um estudo de Behshad Behzadi da SMX West feito em março deste ano. De acordo com a empresa cerca de 55% dos jovens e 41% dos adultos já usam as pesquisas por voz no dia a dia e esse numero só cresce.

A tecnologia vem evoluindo e de 20% de taxa de erro estimada na experiência dos usuários 2 anos atrás, agora melhoramos para uma taxa de 8%. É um grande salto em um período curto de tempo. Alem disso este tecnologia facilita muito e pode ser considerada extremamente cool.

Pesquisa por voz no google é a que cresce mais rápido

De acordo com Behshad, a pesquisa por voz é o futuro. Não só o reconhecimento de voz, mas também o entendimento que pode ser feito pela interpretação do robô pelo significado e o contexto das palavras usadas. A preocupação do Google é transformar a pesquisa por voz em uma assistente mobile que ajuda você no seu dia a dia, para que você possa focar no que realmente importa e a Apple também tem uma ideia parecida.

Pesquisa por voz no google é mais inteligente do que nunca

Poucas pessoas escrevem do jeito que falam, especialmente quando falamos em pesquisas na internet. Quando você digita, você adota um estilo mais enxuto então você escreve algo como “Previsao do tempo rio de janeiro” na sua barra de pesquisas. Mas quando você esta falando, você é mais apto a fazer uma pergunta completa, como “Qual o tempo agora para o Rio de Janeiro?” Esse padrão é verdade para os pedidos de busca por voz.

Com programas como o Google Now, a Siri e o Cortana ficando cada vez mais populares e sua programação ficando mais refinada é extremamente importante que motores de busca interpretem essas frases naturais. Para contextualizar, o Google esta tentando adotar discursos na programação de sua pesquisa por voz e tem investido muito nisso.

Pesquisa por voz no google

A pesquisa por voz é hoje capaz de interpretar e responder o seguinte:

  • Ordens e correções para as ordens – Você pode pedir para ver fotos de certas coisas e se ele não entender, você pode deixar claro soletrando a palavra.
  • Analisar perguntas e pedidos anteriores – Se você perguntar “Onde fica o Cristo Redentor” e depois falar que “quero fotos dele” ele vai interpretar o “ele” como sendo o próprio Cristo.
  • Usar o contexto da sua localização – Se você esta no centro da cidade e perguntar onde ficar o Mc Donalds, ele vai procurar o estabelecimento mais perto.
  • Contexto baseado no App – Se você esta usando um aplicativo e falando especificamente de um restaurante e pedir para ver o Menu, o Google vai entender baseado nesse contexto que trazer o menu deste restaurante.
  • Contexto no que esta na tela – Se você esta na Wikipedia vendo a página da Jennifer Lopez e pedir para o Google “Fotos da Jennifer” ele vai te mostrar fotos especificas da Jennifer Lopez pois vai interpretar que esta você esta pedindo fotos dela naquele momento.
  • Contexto sobre você – Pergunte ao Google, “Qual o meu endereço” e ele vai trazer o endereço.

Existem também muitos rumores de que o Google esta trabalhando para compras em forma de conversa. Não é difícil imaginar como esse pode ser interessante para compras instantâneas como entrega de comida ou até mesmo para roupas. O melhor é se preparar, principalmente deixar o seu site otimizado com técnias de SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *