Porque tem empresas vendendo mais do que a sua?

Quem tem uma empresa já fez, em algum momento, essa pergunta e talvez tenha ouvido inúmeras respostas diferentes. Mas será que o gestor tentou descobrir porque realmente algumas empresas vendem mais do que a dele? Será que olhou para a sua empresa não como empresário, mas como um cliente que está em busca de simplesmente comprar um produto ou serviço?

Quem procurou fazer esse exercício com certeza descobriu por que seus concorrentes estão vendendo mais do que a sua empresa. Muitos dos empresários ou gestores nos procuram para solucionar algum problema chegam com essa pergunta na ponta da língua. Aqui vão alguns dos motivos, ou respostas a essa e muitas outras perguntas que muito afligem os gestores de muitas empresas.

vender mais na internet

FALTA DE CONHECIMENTO DO MERCADO 

O ano de 2016 foi avassalador economicamente não só para as empresas mas para muitos profissionais que quando perderam seus empregos foram buscar alternativas criando seus negócios e viram os novos empreendedores. Muitos procuraram se alocar em negócios prontos como as franquias ( tão em alta), outros utilizaram o dinheiro da rescisão para montar o tão sonhado “negócio próprio”. O que muitos não procuram entender antes mesmo de abrir o seu negócio foi conhecer a fundo o mercado.

É fundamental conhecer o mercado e ter experiência no que se vai fazer. Se não tem experiência estude. Se quer montar um food truch, se prepare, faça cursos de gastronomia,                   Outro ponto fundamental para o negócio dar certo é preparar um plano de negócios ( o SEBRAE auxilia nesse caso) e ter uma noção básica de administração.

primeiros passos ao empreender

DAR UM PASSO MAIOR QUE AS PERNAS

Muitos empreendedores quando iniciam seus negócios imaginam algo grande, oferecendo uma infinidade de serviços e produtos. Muita calma nessa hora. Começar pequeno não significa que você vai faturar menos e todo empreendedor deve lembrar na máxima de que “menos é mais”. Inicie com um serviço ou com uma linha de produtos e no momento do plano de negócios, planeje cada passo de implantação de novos serviços ou produtos. Pessoalmente ví alguns negócios perderem o rumo por querer implantar uma infinidade de serviços sem ter uma estrutura para atender. Isso ocasiona um mal atendimento aos clientes.

EQUIPE COMPROMETIDA

Investir em treinamento é algo fundamental para o sucesso do negócio e muitos treinamentos você encontra gratuitamente e isso para quem está começando é fundamental.

CONHECIMENTO DOS PRODUTOS. Converse com os fornecedores para ministrarem treinamentos focados nos produtos. Conhecer o que vai vender é fundamental.

ATENDIMENTO. O SEBRAE oferece muitos cursos focados para o atendimento aos clientes. Muitos são gratuitos.

minha-empresa-não-é-conhecida

IMPROVISAR NA DIVULGAÇÃO

Já ouvi inúmeras vezes essa frase “Quem vai cuidar do marketing é o meu administrativo”. Não queira economizar utilizando profissionais internos da sua empresa para divulgar a sua empresa. Fatalmente eles vão parar de fazer algo para cuidar do marketing. Afinal ou ele faz bem uma coisa ou outra. Se você quer divulgar seu negócio seja profissional e contrate uma empresa especializada em comunicação. Hoje a contratação de uma agência de publicidade ou de marketing digital não requer um investimento tão alto assim. Por um investimento no valor de um salário mínimo você pode ter  toda assessoria de uma agência.

OLHAR COMO O CLIENTE E PARA O CLIENTE

Sempre digo aos clientes ” Saiam de trás do balcão e olhem seu negócio como se fosse um cliente”. Veja como o seu cliente está sendo atendido, perceba o que pode melhorar no atendimento. Visite seu concorrente e veja o que ele tem de pontos fortes e pontos fracos. Converse com a equipe e peça sugestões. Faça um exercício : peça para um parente ou amigo visitar seu negócio e se passar como um cliente. Depois da visita converse com ele para saber qual foi a impressão. Talvez você entenda por que tem empresas vendendo mais do que a sua.

 

 

 

 

 

 

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