Qual rede social ideal para impulsionar seu negócio?

No mundo offline, o empreendedor sabe que seu negócio não pode ficar escondida das pessoas. Quanto mais gente passando, maiores as chances de alguém entrar e comprar. Uma lógica parecida acontece no mundo virtual, só que o empreendedor precisa encontrar o seu público nas redes sociais, e não apenas buscar o melhor ponto comercial.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do governo federal, revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais.

Mas são tantas redes, com tantas particularidades, que fica difícil não se perder e escolher a melhor para o seu negócio. Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos ver as principais características de cada uma das mídias sociais mais famosas para você descobrir qual é a melhor para a sua empresa.

Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu cliente usa sai na frente

Que mídia escolher?

Existem várias redes sociais. Na hora de decidir considere a concentração de seu público alvo, a repercussão que você espera receber e veja se a rede se adapta ao seu ritmo de trabalho. Lembre-se: você não precisa estar em todas. Mas uma dica é criar uma conta nas redes sociais que deseja usar futuramente. Dessa forma você garante que ninguém vai usar o nome da sua empresa indevidamente. Agora, eu vou falar um pouco das redes sociais mais utilizadas no mundo, assim você conhece as opções e fica mais fácil se decidir.

Facebook

Se você quer que sua empresa alcance o maior número de pessoas, o Facebook é um forte candidato para essa tarefa. Isso pelo fato de que ele se tornou a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. Preocupado em atender as empresas, o Facebook oferece uma série de vantagens para as Fanpages como a possibilidade de impulsionar suas postagens e ter um número ilimitado de “fãs”.

Com ela você poderá criar mais um caminho para seu site, integrar com os motores de busca, melhorar a análise de dados e aumentar o tráfego para a sua loja virtual. Para conseguir mais engajamento na página faça suas imagens e vídeos de forma criativa e interaja com seu público. Desfrute do painel de administração da rede para acompanhar os resultados e colher dados para melhorar cada vez mais as postagens. Além disso, os dados serão importantes quando você começar a realizar campanhas pagas. Assim ficará muito mais fácil atrair seu público alvo com o conteúdo correto.

Twitter

É a rede com maior volume de informação. Em apenas 140 caracteres a interação entre os usuários é grande e as respostas são rápidas.Seu público é um consumidor voraz de conteúdo? Este é o local certo para alimentá-los! Comprometa-se a postar com frequência, pois o Twitter não possui EdgeRank como o Facebook.O EdgeRank é responsável por mostrar as postagens mais relevantes no feed de notícias dos usuários. Sem ele todas as postagens são exibidas na hora em que são publicadas.Se optar por esta rede, lembre-se de postar conteúdos objetivos e com linguagem pessoal, pois é a favorita dos jovens usuários.

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Instagram

Assim como no Twitter, o Instagram também exige postagens com mais frequência e a maior parte de seus usuários é jovem.Publique conteúdos descontraídos, mas objetivos. Se o conteúdo não for relevante, dificilmente será notado por alguém. Tão importantes quanto as imagens ou vídeos, são as Hashtags (#), com elas é possível ver o engajamento de sua postagem e por quantas pessoas ela foi citada na internet.

Youtube

Muitas pessoas preferem assistir vídeos ao invés de ler longos artigos. Os vídeos são uma maneira muito eficaz de passar seu conteúdo, demonstrando seus produtos e serviços.

Você pode produzir vídeos em vários formatos, sobre qualquer assunto e depois compartilhar esse conteúdo em diversas outras redes.

O YouTube é também uma ótima ferramenta para fidelizar clientes. Quanto mais você produzir conteúdos interessantes e de qualidade, mais pessoas vão se inscrever no seu canal e compartilhar seus vídeos. Com a ferramenta Analytics você pode analisar informações como visualizações, retenção de público, inscritos, compartilhamentos… Tudo para aprimorar seus conteúdos.

LinkedIn

É a maior rede corporativa do mundo. Com ele é possível construir relacionamentos com outras empresas, cuidar de sua imagem profissional, fazer currículos, organizar grupos corporativos e muito mais.

Essa rede social é a favorita dos empreendedores que focam no B2B. É o local perfeito para oferecer seus serviços para uma empresa, ou poder contratar alguma.

Aqui o foco é criar conteúdos de valor. Pois o LinkedIn possui a maior taxa de lead qualificado, sendo 277% mais eficiente do que o Facebook e o Twitter.

Pinterest

O Pinterest é voltado para o conteúdo visual. As mulheres são maioria entre os usuários. Nele você poderá compartilhar imagens com intuito explicativo, humorístico e artístico. Pode ser usado como um buscador para novas ideias de fontes ortográficas, temas de sites, template de posts, entre muitas outras categorias.

Na rede você poderá escolher diversos ‘pins’, por exemplo, se você marcar por ‘site’, irá receber todo material gráfico postado na rede que seja relacionado a ‘site’. E é nesse mesmo princípio que  você poderá criar pastas para centralizar seus conteúdos favoritos e depois compartilhá-los com amigos e leitores.

Google +

É de longe a rede social que possui a maior indexação de conteúdo nos motores de busca, por ter sido desenvolvida pela Google. A empresa que quer melhorar sua autoridade e rankeamento no buscador não pode deixá-la de lado. Um de seus recursos mais chamativos é o Livestream Hangout onde você pode fazer reuniões ou bate-papos com várias pessoas ao vivo, e durante a conversa divulgar propagandas de sua empresa.

 

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