Boas razões para um advogado ter um blog

Cuidar da carreira na advocacia é muito importante. E um dos pontos importantes está no marketing jurídico. Afinal não só você mas outros advogados querem divulgar seus trabalhos e suas especialidades para o mercado. Por isso sempre aconselhamos você que é advogado ter um blog. Vamos aos argumentos.

Os escritórios de advocacia contratam times cada vez mais enxutos. O mercado tem se mostrado repleto de profissionais e mais competitivo do que nunca. É muito importante saber escolher bem, sobretudo para o advogado que queira empreender, entre as possibilidades de divulgação de seu trabalho.

Ainda mais porque as estratégias de marketing jurídico adotadas não podem infringir os dispositivos do Código e Ética e Disciplina da OAB ou o Estatuto da Advocacia. Só que, para ser um advogado de sucesso, você tem que entrar nesse jogo. Senão, os escritórios concorrentes vão deixá-lo para trás.

Não é surpreendente que o marketing de conteúdo tem sido abraçado com a ferramenta da vez para se destacar e se firmar no mercado. Um advogado que tenha um blog pode ter um impacto positivo para atrair e reter clientes. Esse canal aumenta a visibilidade de seu escritório e será altamente eficaz para aumentar sua receita.

Já pensou em ter um blog? Veja algumas boas razões para que um advogado que almeja ter sucesso!

Ter um blog aumente suas chances de se relacionar com mais pessoas

Muito embora as carteiras com grandes empresas possam ser extremamente rentáveis, as decisões de contratos são tomadas por pessoas. E com um blog você poderá apresentar uma abordagem que fale com outro ser humano, e será avaliado por quem lê aquilo que está escrito em seu canal on-line.

As pessoas procuram criar relacionamentos mais significativos, tanto na vida como nos negócios. As ações para fortalecer seus relacionamentos com o público ganham um novo nível com um blog. Em seu canal direto de comunicação virtual, podem-se contar casos de sucesso e tirar as dúvidas mais gerais das pessoas que usualmente procuram seu escritório. Se você buscar maneiras de ajudar e estabelecer contatos com generosidade, sinceridade e responsabilidade, as pessoas vão ler mais e mais as suas publicações.

Isso vai aumentar seu networking. E também vai levar mais clientes em potencial ao seu escritório.

Obtenha a autoridade de um advogado de sucesso

As pessoas buscam na internet as respostas para várias de suas dúvidas e dores do dia a dia. Isso também é feito para as demandas jurídicas e as possibilidades de ingressar com ações na Justiça.

Essa pode ser a grande oportunidade para que você produza artigos e explicações sobre diversos assuntos jurídicos corriqueiros. As interações com seu público-alvo devem ser orientadas para as suas necessidades.

Você poderá não só se tornar um conselheiro de confiança, mas passar a ser considerado uma autoridade em seu nicho de atuação ou especialidade advocatícia. Ao estabelecer uma relação mais duradoura e produtiva com quem lê o seu blog, será muito mais procurado e indicado no mercado.

 

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Seus clientes vão querer saber mais sobre você

As mídias sociais e os blogs estreitam os relacionamentos entre clientes e empresas. E isso também funciona para os profissionais liberais e escritórios de advocacia.

Ter um site corporativo pode ser bastante poderoso para ser encontrado na internet e indicar seus meios principais de contato. É útil para quem deseja chegar diretamente a você para obter informações sobre seus trabalhos e atividades.

Mas é o blog que vai realmente abrir as portas para mostrar seu conhecimento e gerar interesse naquilo que você faz. E como você faz — por meio dos casos e dúvidas presentes em suas publicações on-line.

Seus blog posts podem ser determinantes para os fatores de decisão dos clientes. E você poderá expressar-se em uma linguagem mais acessível aos leigos, de modo a alcançar mais leitores. Traduza o “juridiquês” para as pessoas comuns. Facilite a apreensão dos entendimentos doutrinários e jargões jurídicos, e conquiste maior audiência.

O marketing jurídico não é apenas uma moda passageira

Os objetivos e o alcance de seu escritório (e de seu nome como profissional da advocacia) devem estar muito bem alinhados com suas ações e estratégias de mercado. Você deve cuidar adequadamente de seu visual, de seu porte, modo de falar e capacitação. Mas também deve guardar muita importância às formas como as pessoas veem e percebem tudo isso.

As técnicas de divulgação e relacionamento não são ensinadas na faculdade. Mas a atividade advocatícia não mais se encerra em seu papel nos tribunais e dentro do escritório. O advogado de sucesso precisa cumprir funções de administrar, planejar, atender bem os clientes. Tem ainda que encontrar as formas mais adequadas de acompanhar o mercado e propagar seu desempenho e êxitos.

Não é equivocado constatar, portanto, que o marketing jurídico é algo que veio para ficar. Faz parte das novas demandas de um advogado de sucesso. Destarte, pode-se considerar o blog como uma ferramenta essencial para divulgar, comunicar e estabelecer relacionamentos.

O marketing de conteúdo bem-feito será incrível para beneficiar a sua “marca pessoal” e compartilhar seus projetos e atuação no mercado. Pode fazer com que você se torne muito mais popular e tratado com respeito pelas pessoas ligadas ao ramo do Direito em que atua.

Seu site será mais encontrado na internet

As pessoas têm muitas opções na internet, quando fazem as suas buscas on-line. Cada publicação em seu blog cria uma nova URL (Uniform Resource Locator) o que significa um endereço virtual dentro do Google. Quanto maior o número de páginas indexadas, mais benefícios de SEO o seu site terá.

E você ainda poderá fazer links internos para outros blog posts. Uma ótima oportunidade para vincular as páginas e publicações mais importantes em seu site. Isso proporciona melhor experiência para quem visita seu blog, mantém as pessoas por mais tempo em seu site e aumenta — por consequência — seu ranking nos mecanismos de busca.

O blog ainda é uma excelente alternativa para levar mais pessoas a conhecer o seu trabalho, sem que precise gastar tanto dinheiro com anúncios no Google ou Facebook Ads.

Você respeitará o Código de Ética e Disciplina da OAB

A publicidade para advogados é bastante limitativa. Contudo, se mostra bem receptiva às ações de marketing de conteúdo. A nova codificação disciplinar de 2015, inclusive, exibe dispositivos pertinentes à publicidade veiculada pela internet e outros meios eletrônicos.

O art. 46 da Resolução nº2/2015 proíbe que existam serviços ou captação de clientela através da internet. Porém, autoriza o meio virtual como veículo de publicidade, desde que as diretrizes do código sejam respeitadas.

Antes, no art. 39, persiste a indicação de que a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo. Deve ter descrição e sobriedade, sem configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

E é exatamente aí que antepara a prática do marketing de conteúdo. Afinal, esta é uma estratégia para educar, se relacionar melhor com os eventuais clientes e engajá-los com suas publicações.

A criação de conteúdos relevantes e informativos não pode ser considerada publicidade. Muito embora chame a atenção de seu público-alvo e seja incrivelmente eficaz para atrair para suas páginas na internet.

Não há empecilhos para que, ao longo dos relacionamentos criados, você crie uma perspectiva positiva sobre seu trabalho. E posteriormente fale de seus serviços e qualifique a sua própria atividade profissional. Ou seja, utilize o blog como um mecanismo maravilhoso para potencializar o caminho para se firmar como um advogado de sucesso.

Uma vez que os visitantes de seu blog estejam dispostos a procurar seu escritório e até a recomendá-lo, você atingiu o mais alto nível de satisfação do cliente com suas publicações. Você tem a ocasião de canalizar sua voz para criar relacionamentos com novos clientes, enquanto cresce nos relacionamentos já existentes, causando uma ótima impressão.

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