5 dicas para fazer seu site ser encontrado no google

Esta lista é baseada n texto do portal Mashable. Quando chega a hora de repensar o site da sua empresa é fácil se empolgar com as infinitas possibilidades e acabar perdendo a visão do que realmente importa. Para conseguir que seu site ser encontrado no google  é essencial que ele seja bem estruturado, alinhado com seus objetivos comerciais e com a expectativa dos seus usuários.

Leve em conta também o ambiente das redes sociais. Se você ainda não está presente em nenhuma delas esse é o momento ideal para pensar nisso. Além das grandes (Facebook e Twitter), você pode explorar outras redes focadas em supernichos e se surpreender com os resultados. Atualmente os ambientes sociais são os canais mais assertivos para atingir públicos específicos na internet.

Quando o trabalho de refação estiver concluído não deixe ainda de pensar em uma política de atualizações e melhorias, afinal, depois de tanto esforço, não é nada esperto deixar seu belo novo site às traças. Ficar de olho nos pontos a seguir vai te ajudar a manter um plano de trabalho conciso.

Confira as 5 dicas  para fazer seu site ser encontrado no google

dicas  para fazer seu site ser encontrado no google

1. CONTEÚDO

Se seu conteúdo não deixar claro desde o início algumas questões básicas como o que você oferece e por que seu visitante deveria prestar atenção, com certeza seu site terá a taxa de retenção comprometida, podendo nunca corresponder às suas expectativas.

Ter em mãos um panorama do seu site atual é o primeiro passo para começar a trabalhar. Mapeie suas páginas, como estão organizadas e avalie seu conteúdo com humildade para identificar o que pode ser melhorado. Não hesite em pedir a opinião de terceiros para gerar insights. Com a ajuda do Google Analytics você também pode avaliar o sucesso dos Call To Actions existentes e levantar quais as landing pages são mais acessadas e deverão ser tratadas com carinho especial nesse processo.

Se o seu site não tem um blog, aconselho que inclua na sua lista de prioridades. O blog oferecer maios agilidade na hora de criar novos conteúdos e atrair mais a acessos ao seu site

Visualizar esse mapeamento torna mais fácil a identificação de lacunas a serem resolvidas – e o início da criação do novo conteúdo entendendo o que funciona melhor te dá a segurança de trabalhar embasado em dados reais.


2. DESIGN PENSADO PARA O USUÁRIO

É inevitável julgar um livro pela capa. Se o primeiro impacto visual de seu site for negativo, muito provavelmente o visitante nem chegará a ler o conteúdo e partirá para o próximo concorrente. Perceba que o design tem um papel primordial na percepção do seu negócio e sua credibilidade, mas não adianta querer agradar o mundo no layout, ou pior ainda, agradar somente a si próprio. É preciso enxergar com clareza quem é seu público principal, que linguagem e recursos visuais funcionam melhor e aproveitar a oportunidade para extrair feedbacks que apontem o que de fato é mais importante para eles.

 dicas  para fazer seu site ser encontrado no google

Pense em seu site como uma interface que deve ser fácil de usar, com informações claras e bem hierarquizadas. Elementos importantes que ajudam o usuário a se localizar devem manter uma disposição previsível. Fuja de imagens genéricas dos bancos de imagem preferindo boas fotos do seu próprio ambiente. Use as cores estrategicamente para enriquecer o entendimento do conteúdo e, ainda nesse sentido, perca algum tempo escolhendo uma tipografia agradável e trabalhando em seus espaçamentos. Pequenos detalhes assim acabam agindo à favor da sedução de usuário, aumentando consequentemente as conversões.


3. RESPONSIVIDADE

Como venho defendendo em postagens anteriores, atualmente é imprescindível trabalhar sobre diretrizes que contemplem os dispositivos móveis. Isso significa agregar ao projeto mais acessibilidade, relevância perante os buscadores e praticidade na hora de gerenciar e alterar seu conteúdo.

Imagine os elementos se comportando com fluidez quando visualizados no tablet ou smartphone, e lembre-se sempre que o site deve ser pensado para o usuário, não para o dispositivo em que é acessado. Em telas menores, oculte informações menos importantes que complicarão a navegação em situações adversas. Pergunte-se “Em que situação meu visitante recorrerá ao site através do celular?” para definir a importância de cada coisa.

 

4. INTEGRAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

Seu site e perfis sociais devem caminhar sempre de mãos dadas, aumentando o alcance da sua marca. As atualizações de conteúdo podem naturalmente virar novidades relevantes que movimentarão seu perfil, incentivarão o engajamento e trarão usuários do ambiente social para o site. Da mesma forma, facilite o caminho inverso disponibilizando botões de compartilhamento, curtir e comentário social nos conteúdos. Diversos estudos tem concluído que a “prova social”, ou seja, a qualidade das avaliações através das redes sociais, tem sido o fator que mais influencia uma conversão final.

Destacar conteúdos gerados por seus seguidores (fotos, vídeos, depoimentos…) no ambiente do site também é interessante para criar uma experiência de compra mais pessoal e estreitar os laços do cliente com a marca. Manter um ranking dos produtos mais populares nas redes também é outra sugestão para gerar interesse e impulsionar vendas.


5. VELOCIDADE E PERFORMANCE

A questão da velocidade de carregamento não pode mais ser postergada para o final de um projeto na web. Simplesmente reaproveitar a estrutura geral do layout nas páginas internas também não resolverá a situação. Sites que demoram pra carregar estão condenados a perder visitas diariamente.

Um estudo do Google indica que cada 100 milisegundos a mais no carregamento significa 1% a menos nas vendas. Na prática, fazer com que o usuário espere mais do que alguns segundos para o acesso é garantir que ele não retorne ou explore seu site além da primeira página. Portanto, é válido pensar em como melhorar essa velocidade, seja no momento de escrita do código, comprimindo imagens, arquivos CSS/Javascript e diminuindo o número de requisições ao servidor, entre outras técnicas.

O Page Speed Insights é uma das várias ferramentas que não apenas medem essa performance, mas dão um diagnóstico do que deve ser feito para melhorar.

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