Sinais de que seu plano de negócio está feito para o sucesso

Como faço para saber se estamos no caminho certo com a escolha do modelo de negócio?

 No início da década de 2000, percebeu-se que, ao conhecermos alguns pontos chaves de um projeto, poderíamos adiantar projeções relevantes sobre o desenvolvimento desse negócio. Passou-se a falar cada vez mais do “modelo de negócio”: um conceito que procura simplificar a extrema complexidade do funcionamento de uma empresa. Se você quer saber se seu modelo está no caminho certo para o sucesso do seu planejamento empresarial, confira se alguns itens se comprovam ao analisá-lo:

1 — Seu plano de negócio é resultado do trabalho em prol da inovação

O plano de negócio descreve como uma organização cria, entrega e captura valor. Para explorarmos melhor a relação entre modelo de negócio e sua relevância no processo empreendedor, precisamos compreender primeiro a diferença entre empresários e empreendedores.

Os empresários são responsáveis pela gestão de recursos empresariais, normalmente realizada em empresas estabelecidas ou tradicionais. Os empreendedores estão diretamente ligados à implementação de uma inovação, ação inerente aos modelos de negócio de sucesso. Os empreendedores, portanto, não são apenas aqueles que possuem uma empresa, são sócios de uma empresa ou fundam uma empresa, mas são principalmente aqueles que conseguem implementar algo novo no mercado ou algo existente num novo mercado.

Isso não faz dos empresários, entretanto, profissionais menos relevantes para a economia. Pelo contrário: curiosamente, os empreendedores inovadores normalmente nascem de atividades empresariais triviais e não inovadoras. Ou seja, os empreendedores tendem a inovar sobre produtos e serviços considerados tradicionais até a sua intervenção. Modelos de negócio devem, portanto, refletir este grau de inovação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *