As redes  sociais são consideradas um fenômeno do universo digital. Os números são grandes, cerca de 2 bilhões de usuários estão conectados  pelas plataformas de relacionamento, o que corresponde a 70% da população da internet no mundo. Seu cliente é um deles.Muitas empresas são atraídas pelo poder de geração de resposta que as redes sociais oferecem , que é 100% maior que a canais de busca. Isso significa que as pessoas também tomam decisões de compra nas plataformas e não apenas nos buscadores. Esse cenário justifica a presença digital de companhias de qualquer setor, mas para alcançar o sucesso nas redes sociais é preciso seguir uma série de cuidados.

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  1. Planejamento

Qualquer marca que pretende melhorar seus resultados e adquirir credibilidade precisa de um planejamento. Essa regra é obrigatória em qualquer estratégia de marketing digital, inclusive nas redes sociais. Portanto, crie um guia de estilo que aborde questões como personalização de postagens, periodicidade, quantidade de publicações, comportamento, entre outros.

Não esqueça de estabelecer metas, pois elas são fundamentais no momento de calcular o ROI. Por exemplo: se a sua meta é atrair mais visitantes, você deve analisar métricas de engajamento, como comentários e compartilhamentos.

  1. Otimização

O perfil da sua página é o cartão de visitas do seu negócio. Por isso, preocupe-se com a sua apresentação. Utilize o logotipo da sua marca como foto do perfil e preste atenção nas proporções da imagem estabelecida por cada plataforma. Faça uma descrição clara e concisa, incluindo palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Não esqueça de incluir o link para o seu site!

  1. Conteúdo

Para atrair público qualificado é fundamental que seu conteúdo seja relevante e direcionado. Não adianta fazer um postbem-humorado que não tenha um objetivo claro. Você pode conquistar mil likes e não converter nenhum lead, o que não é vantajoso para a sua empresa. Por isso, opte por conteúdos que tenham relação com a sua indústria e que solucionem os problemas dos usuários.

Cada mídia social tem a sua particularidade e seu conteúdo deve ser adequado para cada uma delas.

Por exemplo: O Facebook é mais popular e pede postagens de até 250 caracteres. Já o Twitter é um microblog que pede criatividade e mensagens rápidas. Se for utilizar links ou imagens tente escrever cerca de 110 caracteres e saiba selecionar a quantidade e qualidade das hashtags. O Linkedin pede uma linguagem mais profissional e aceita posts mais longos. Não esqueça de programar o intervalo das postagens.

Tome cuidado com os erros de português! Eles podem impactar na credibilidade da sua marca. Escrever bem é obrigatóriopara os setores de comunicação e marketing.  Por isso, se for o caso, invista em cursos de comunicação escrita para aperfeiçoar o trabalho da sua equipe!

  1. Respostas

As redes sociais são canais excelentes de engajamento com o usuário. Portanto, observe o seu público, veja como ele comporta e identifique as tendências do seu segmento. Tenha cautela ao responder um internauta. A sua resposta deve ser personalizada, afinal, esse momento pode servir também para encantar o cliente e a oportunidade deve ser aproveitada.

  1. Monitoramento

Monitorar e calcular o ROI das suas ações de marketing digital é fundamental para planejar os próximos passos da sua marca. Avalie o que estão falando sobre você, o que os seus concorrentes estão fazendo e o que está trazendo resultados.

Uma das vantagens das mídias digitais é análise de métricas, cálculo do ROI, segmentação de público e a capacidade de engajamento. Portanto, aproveite as possibilidades das ferramentas e use-as a seu favor.