Vender mais com a ajuda de uma consultoria em marketing digital

Entre os benefícios mais comentados que o trabalho de uma consultoria de marketing digital proporciona para as empresas estão resultados como otimização de processos, melhor rankeamento no Google, maior performance de campanhas e aproximação do público-alvo. Isso acontece porque essas micro-conversões são mais  fáceis de serem percebidas já que acontecem com uma certa rapidez e são mensuradas por KPIs definidos pela consultoria. Porém é importante ressaltar que a soma de todas as ações propostas pela consultoria também ajudam nas macro-conversões — que nada mais são do que resultados diretamente ligado à vendas. 

Funil de vendas e marketing

Para gerar grandes resultados de negócio, como aumentar o número de vendas ou o ticket médio de compra, a consultoria de marketing digital atua mapeando o funil de vendas, olhando de forma única para os passos dado pelo consumidor até a conversão e propondo melhorias em cada etapa do processo. Aqui a consultoria pode recomendar à empresa que ela faça alterações em só uma etapa do funil ou em todo o processo, mas isso será definido pelas informações coletadas de cada empresa e de acordo com a necessidade.

A seguir darei alguns exemplos de como uma consultoria de marketing digital pode otimizar as 4 etapas do funil de vendas e marketing: atrair, converter, relacionar e vender.

Atrair

Essa etapa é o pontapé inicial da maioria dos trabalhos com consultorias, já que ela está exatamente relacionada a presença online da marca. Algum dos indicadores que podem mostrar que uma empresa está com problemas na 1ª fase do funil é se ela tem poucos seguidores nas redes sociais ou se recebe um baixo volume de visitas em seu site. Nesse caso, a consultoria trabalhará com estratégias de atração como promoções nas redes sociais ou otimização do SEM (Search Engine Marketing que inclui SEO e anúncios pagos do Google).

Converter

Se a empresa não tem problemas em atrair seu público-alvo, mas tem dificuldades em convertê-lo é nessa segunda etapa do funil que a consultoria trabalhará mais fortemente. Neste caso, serão analisados fatores mais técnicos e podem ser sugeridos alguns testes A/B para avaliação de resultados. Por exemplo, se uma empresa tem um alto volume de visitas em seu blog, mas não recebe muitas inscrições para a newsletter, a consultoria pode sugerir a implementação de um CTA mais chamativo ou alteração do seu posicionamento.

 

Relacionar

A um passo de realizar a compra, aqui o consumidor precisa ser convencido pela empresa do por quê ele deve consumir algo daquela marca. Um erro muito comum nesta etapa do funil é tratar o consumidor de forma generalista, assim como acontece na atração e conversão, quando na verdade ele espera uma comunicação direta e mais pessoal. Aqui uma consultoria de marketing digital pode ajudar com a criação de uma régua de relacionamento via e-mail que se relaciona de forma automatizada com o prospect de acordo com suas ações.

Vender

A última etapa do funil de vendas é também a mais complicada de se construir um diagnóstico, já que seus resultados podem estar sendo afetados pelos processos anteriores. Aqui, uma consultoria de marketing se certificará que todo o funil de vendas está funcionando bem antes de propor alterações e, caso uma mudança seja necessária,  ela tentará entender o que pode estar impedindo o consumidor de finalizar a sua compra. Uma das alterações que podem ser sugeridas aqui é a criação de um site mobile, caso a experiência do consumidor esteja sendo afetada por isso, ou a implementação de estratégias de remarketing.

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