WhatsApp. Uma ferramenta de marketing valiosa.

Hoje em dia, é impossível falar em comunicação online sem falar em WhatsApp. Comprado em 2014 pelo Facebook por 22 bilhões de dólares, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones veio não apenas para ficar, mas para revolucionar a forma como nos relacionamos e compartilhamos os mais diversos conteúdos. Atualmente, são cerca de 600 milhões de usuários em todo o mundo, trocando bilhões e bilhões de mensagens por dia. Pode olhar para os lados: praticamente todo mundo tem e usa a aplicação. Com números tão expressivos, já estava mais do que na hora de inseri-lo às estratégias mercadológicas do mundo corporativo. E é justamente deste movimento recente que vamos falar aqui: o WhatsApp Marketing.

E antes de entrarmos mais especificamente na questão do Whatsapp Marketing, vale olharmos para alguns números além destes já citados. De acordo esta matéria do site Startup101, os dados são os seguintes:

  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente;

  • Mais de 47 milhões de brasileiros têm esse app em seus aparelhos;

  • Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.

Trata-se, sem dúvida, de um gigantesco contingente de usuários no Brasil. E cada vez mais empresas vêm enxergando o potencial de marketing que o aplicativo oferece, pesquisando e encontrando formas não tão óbvias de utilizá-lo. E é importante que você, como empreendedor, acompanhe de perto esse movimento, que pode favorecer seus negócios.

marketing mobile

 

Versatilidade é um diferencial

De acordo com este artigo do site Academia do Marketing, uma das grandes vantagens do WhatsApp Marketing é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos já estão sendo adotadas por diversas marcas – e com resultados significativos. Como exemplo podemos citar este do Sorvete Naked, picolé de fruta 100% natural que é vendido por Whatsapp.

O mesmo artigo traz dicas e orientações para o Whatsapp Marketing que podem ser úteis a você. Reproduzimos aqui algumas delas.

Planejamento e moderação no uso do Whatsapp Marketing

Assim como ocorre em qualquer outro canal de mídia online, o uso do Whatsapp como ferramenta de marketing deve ser muito bem planejado. De outra forma, fica fácil cair na vala comum das mensagens enviadas sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.

Outra questão fundamental para o Whatsapp Marketing é a moderação no envio de conteúdo. É preciso saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do excesso de mensagens enviadas, também no Whatsapp Marketing já vemos algumas marcas praticando o SPAM. E isso é muito perigoso, já que pode descredenciar o aplicativo como ferramenta mercadológica.

Portanto, procure permanecer sensível à tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal, que afinal é tão agressivo e imediato. Por exemplo: se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de reclamações acima do esperado, pare e reveja todo o processo.

Quer saber mais sobre WhatsApp Marketing. Fale com a Porto40. Agência de Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *